25 de abril pelas ruas da Moita
Domingo, dia 7 de abril, a Moita foi palco de uma pequena mostra daquilo que se vivia há 50 anos.
No ano em que se assinalam os 50 anos do 25 de abril de 1974 são muitas as atividades inseridas nas comemorações organizadas em colaboração com o Município da Moita. E foi justamente uma delas que aconteceu no passado domingo.
O espetáculo de rua Para Sempre Liberdade Comemorativo dos 50 anos de Abril trouxe muitas pessoas à Praça da República e encheu o espaço de história.
O evento foi uma organização conjunta da Associação Cultural Atmosfera das Letras e Câmara Municipal, no qual participaram outros parceiros: o Grupo Coral Alentejano “O Sobreiro”, a Charanga Huga-Huga do Rosário e a Academia Alma Latina. Os trajes, esses foram cedidos pela Associação Cultural AliusVetus.
Neste espetáculo viveu-se uma pequena retrospetiva de grandes momentos como o pré e pós 25 de abril. O grupo Coral Alentejano O Sobreiro fez o arranque do espetáculo ao interpretar, a partir da varanda da Câmara Municipal da Moita modas do pré 25 de abril. Seguiu-se um momento de teatro em que foi mostrada a realidade do lápis azul, vivido no tempo da censura, passando-se depois à atuação da Charanga Huga-Huga, do Rosário que tocaram as senhas do 25 de abril, os temas Grândola Vila Morena e Depois do Adeus.
A interpretação do pós 25 de abril ficou por conta da Academia Alma Latina que através da dança mostrou a vivência dos tempos de liberdade. Um espetáculo que marcou pela diferença e pela diversidade graças ao seu conceito diferenciado e integrativo de várias artes.